Criando um mapa de idéias para o blog

Para quem está começando a blogar, pode parecer muito complicado criar posts frequentemente.
Mesmo que você já tenha definido o assunto principal do blog, você vai perceber que postar frequentemente pode se tornar um pouco complicado demais. Então você fica pensando, pensando e começa a se sentir meio perdido e acaba mais tempo pensando no post do que escrevendo.

Mapa de idéias para o blog

Se você sente que está perdendo mais tempo do que deveria, você deve começar hoje mesmo a criar um mapa de idéias.
Você pode fazer isso utilizando um caderno e um lápis, mas existe um programa gratuito chamado FreeMind que pode te ajudar nessa tarefa.
Vamos imaginar que você goste de gatos e queira começar seu blog de nicho sobre esse tema. Neste momento seu assunto principal são gatos. O próximo passo é pensar em assuntos relacionados como história dos gatos, raças, vacinas importantes, características gerais e etc.
Escolha um desses assuntos relacionados e “exploda”. Explodindo o assunto raças teremos por exemplo: siamês e angorá.
Agora vamos passar essas idéias para o FreeMind . Depois de baixar e instalar o programa, abra um novo arquivo utilizando o menu Arquivo / Novo (isto se no inicio o programa já não tiver aberto um novo para você).

Logo que você abre o programa aparece uma imagem como essa:

Dê um click em cima da imagem e edite o nome para seu assunto principal. Coloque blog gatos por exemplo.
Nesse momento você pode começar a criar seus assuntos relacionados. Clique com botão direito do mouse em cima da imagem e escolha o item Novo nó filho como mostra a imagem a seguir:

Escreva o nome do assunto relacionado ( por exemplo raças ) e seu mapa de idéias já foi iniciado. Veja como vai ficar depois que criar seu novo nó:

O básico do programa você já aprendeu. Apenas com esse conhecimento você já conseguirá ter seu mapa de idéias e se encontrará melhor nos seus posts e também vai ficando mais claro a direção que seu blog deve tomar.
Depois de criar alguns nós você pode explorar mais o programa que é bem simples de mexer. Veja como ficou o mapa depois de alguns nós criados.

Comece agora mesmo seu mapa de idéias e veja como isso vai fazer uma grande diferença no dia a dia de suas postagens.
Até a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *